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domingo, 19 de dezembro de 2010

Sua empresa desenvolve no dia a dia os princípios do marketing?

Antes de iniciar esse assunto é preciso esclarecer o que é marketing. Muitos imaginam que marketing é promoção, propaganda, publicidade, enfim, que marketing seja apenas a parte aparente ao público, que chama a atenção dos consumidores. É isso também, mas na verdade são uns dos ingredientes do marketing, são resultados que se esperam de um plano de marketing. Propaganda, publicidade, promoção na verdade são ferramentas do marketing. Segundo um dos maiores gurus do marketing mundial Philip Kotler o marketing envolve a identificação e a satisfação das necessidades humanas e sociais. Profundo não acham?
Para identificar as necessidades de seus clientes e satisfazê-los, não basta só ter preço, ou um ótimo produto, divulgar seus produtos ou serviços em uma revista, programas televisivos de promoções, ou até estar em um ponto privilegiado em uma avenida movimentada em sua cidade.

É preciso ter tudo isso de maneira equilibrada e de acordo com as reais condições de sua empresa e ter sempre um plano claro, com metas e objetivos plausíveis. Como diz um ditado, "o papel aceita tudo", da mais pessimista previsão a mais maluca e otimista previsão.
Agora os princípios do marketing, também conhecidos como mix de marketing são eles:
· Produto
· Ponto
· Preço
· Promoção
Os mais tradicionais, os sempre conhecidos 4 Ps. Porém esta sendo agregado nos últimos anos mais dois Ps:
· Padrão
· Pessoas
É preciso um trabalho sério de estudo, pesquisa e implantação, para posicionar sua empresa corretamente no mercado, analisando cada uma das variáveis do mix de marketing e adequá-las a sua realidade. E esse trabalho não é realizado só uma vez e sim periodicamente para fazer ajustes e adequações as novidades e movimentos mercadológicos e de sua empresa também.
Veja no quadro abaixo o que cada uma das variáveis representa dentro do mix de marketing
Mix de Marketing
Os Atuais 6 Ps. Os Tradicionais 4 Ps. Produto e/ou Serviço Todas as características intrínsecas que o produto ou serviço devem visar a satisfação do cliente
Ponto e/ou Distribuição Trata-se de toda a estrutura de canais de distribuição e logística que viabilizam a entrega ou aquisição do produto ou serviço ao cliente.
Preço Valor atribuído ao produto ou serviço. A determinação do preço deve lavar em conta a relação custo-benefício e a concorrência.
Promoção Esforço da empresa em comunicar a existência de seus produtos e/ou serviços ao mercado e promovê-los, utilizando os meios de comunicação.
Padrão Desenvolvimento de procedimentos e rotinas para todos os processos vitais da empresa: produção, manuseio, venda, promoção e pós-venda de um produto ou serviço, buscando a menor variabilidade possível em cada ação mercadológica.
Pessoas Qualquer transação comercial envolve direta ou indiretamente pessoas: fornecedores, os talentos humanos da empresa e clientes. A empresa deve estimular, treinar e educar seus talentos e desenvolver novos talentos para assegurar que seus produtos ou serviços respeite a satisfação do mercado alvo. Cada colaborador deve se tornar um eficiente agente de marketing.

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